Imprensa

O papel dos Fundos de Investimento na aceleração da tokenização de ativos

A tokenização de ativos do mundo real vem transformando diversos setores e entre eles está o mercado financeiro, isso porque essa inovação utiliza a tecnologia blockchain e contratos inteligentes que prometem revolucionar a forma como gerenciamos e investimos em diversos tipos de ativos.

Como fundador e CEO da Liqi, estou acompanhando de perto essa transformação, especialmente após termos estruturado com outras empresas o primeiro FIDC criado com o objetivo de investir em Direitos Creditórios tokenizados no Brasil.

Por isso, no artigo de hoje quero mostrar de que forma os Fundos de Investimento vão impulsionar a tokenização de ativos, mas antes vou explicar brevemente sobre tokenização para quem não está familiarizado.

A tokenização de ativos: uma revolução do mercado financeiro

De forma resumida, a tokenização de ativos é um processo de digitalizar ativos do mundo real (como imóveis, ações, direitos creditórios), criando tokens que representam frações desses ativos.

A vantagem de tudo isso é que através do uso da tecnologia blockchain e de contratos inteligentes, todo o processo de emissão desses tokens e negociação deles traz mais segurança, transparência, redução de custos, liquidez e imutabilidade para todo o processo, além de democratizar o acesso a investimentos.

Case de sucesso
Um exemplo marcante do avanço da tokenização, foi uma recente operação feita em parceria entre a Prinz Capital, a Oliveira Trust e a Liqi. Juntas, essas instituições estruturaram o primeiro FIDC focado em Direitos Creditórios tokenizados. Logo, através deste fundo a Prinz investiu em direitos creditórios utilizando Notas Comerciais, certificados de recebíveis e outros valores mobiliários todos representados digitalmente por tokens.

A vantagem de tudo isso é que a iniciativa permitiu que o recurso fosse alocado de forma mais eficiente por parte das empresas emissoras, além de conseguir oferecer aos investidores uma nova forma de ter uma rentabilidade com mais transparência e segurança.

Essa parceria representou uma integração inovadora da tecnologia blockchain no mercado financeiro tradicional e marcou um avanço significativo na evolução do mercado de crédito e de securitização no Brasil.

Tokenização no mundo
A tokenização de ativos do mundo real está crescendo rapidamente no mundo inteiro, com uma capitalização de mercado que passa dos US$130 bilhões. Além disso, relatórios recentes divulgados pelo JP Morgan e CitiBank mostram uma expectativa de crescimento para trilhões de dólares até 2030, ou seja, essa expectativa é alimentada pela crescente adoção do uso da blockchain por grandes empresas e instituições financeiras, já que traz diversos benefícios para todas as partes, inclusive redução de custos em operações.

O sucesso do FIDC da Prinz, com uma expectativa de captação de R$50 milhões em até 12 meses, é um indicativo claro de que o mercado de tokenização está amadurecendo e ganhando a confiança de investidores institucionais.

O Futuro dos Fundos de Investimento e a Tokenização
À medida que a tokenização vem crescendo rapidamente, a expectativa é que mais fundos de investimento sigam o exemplo da Prinz e comecem a incorporar ativos tokenizados em seus portfólios.

Essa tendência não apenas ajuda a diversificar investimentos e potencializar retornos, mas também aumenta a inclusão financeira, visto que investimentos que pessoas comuns não tinham acesso agora passam a ter.

Logo, vejo um futuro promissor onde a tokenização será utilizada por diversos setores facilitando o acesso a investimentos diversificados, além de que o setor financeiro se beneficiará muito, mas para que isso aconteça, durante esse processo é preciso que gestores de fundos, reguladores e empresas de tecnologia se unam para garantir que essa transição seja fácil e positiva para todas as partes. Estamos vivendo uma transformação significativa e os fundos de investimento possuem um papel fundamental para moldar esse novo panorama econômico.