Integridade e Ética

Pilares do Programa de Integridade e Ética

Comprometimento da Alta Administração

O Conselho de Administração, por meio do Código de Ética, define os padrões de conduta ética e moral, bem como estabelece condutas internas exigidas aos Diretores, funcionários, estagiários e jovens aprendizes (“Colaboradores”) da Oliveira Trust , refletindo ainda valores e princípios que orientam os comportamentos morais junto a todos os relacionados, direta ou indiretamente com a prestação de serviços pela Oliveira Trust, à sociedade e áreas de relacionamento, estabelecendo as normas de disciplina interna, deveres e vedações.

Políticas e Procedimentos

Compreende a elaboração e atualização das diretrizes de integridade e ética, a fim de que estejam em conformidade com o Código de Ética, a legislação aplicável e com boas práticas de mercado.

Comunicação e Treinamento

As ações de educação e comunicação sobre o programa contribuem para que administradores e colaboradores:
-Aprofundem o conhecimento das diretrizes de integridade e ética, bem como de sua aplicação aos negócios e à gestão de processos e de pessoas.
– Estejam capacitados para identificar, prevenir e resolver dilemas éticos, conflitos de interesses, conflitos interpessoais e desvios de conduta inerentes às suas atividades diárias.
– Conheçam os canais de comunicação, tais como: canal de denúncia, ouvidoria e fale conosco.
As práticas de comunicação e educação compreendem:
– Plano de Comunicação: envolve campanhas de conscientização, comunicados sobre temas específicos relacionados à ética e divulgação de políticas e diretrizes.
– Programa de Capacitação e Treinamento: é composto pelas ações de treinamento à distância e presencial.

Monitoramento do Programa de Integridade e Ética

O monitoramento contínuo da efetividade do programa e de possíveis necessidades de adequação é coordenado pela Diretoria de Compliance com atuação direta das diversas áreas da organização e com reporte periódico ao Comitê de Compliance e Riscos. Esse monitoramento abrange testes dos processos por Controles Internos e Compliance, acompanhamento de indicadores, gestão do canal de denúncias e tratamento de novas regulamentações que impactem o programa. Por meio dos resultados do monitoramento são identificadas necessidades de adequação e melhoria do Programa de Integridade e Ética. A avaliação do cumprimento do programa e de possíveis oportunidades de melhoria pode ainda ser realizada por empresa externa de auditoria, certificação ou acreditação.

Canal de Denúncias

O canal de denúncias da Oliveira Trust foi criado com o intuito de atender à Lei Federal Anticorrupção nº 12.846/2013 e à Resolução Bacen nº 4.567/17 e pode ser utilizado por funcionários, estagiários, temporários, jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, clientes e outros que possuam informações que possam auxiliar no combate à corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, outras práticas criminosas, discriminação ou aos desvios de conduta. As informações fornecidas serão tratadas de forma confidencial e restrita aos responsáveis pela análise e apuração das denúncias, que poderão dar início a investigações internas, assim como a investigações de autoridades públicas, a depender do fato comunicado.

Pactos Voluntários

A Oliveira Trust está determinada a propagar boas práticas de ética empresarial, que possam erradicar a corrupção do rol das estratégias para obter resultados econômicos. Cientes de que a erradicação das práticas ilegais, imorais e antiéticas depende de um esforço dos agentes econômicos socialmente responsáveis para envolver em tais iniciativas um número cada vez maior de empresas e organizações civis.

Para saber mais clique em empresalimpa.ethos.org.br

Programa de integridade e ética

Código de
Ética

Compliance e Controles Internos

Prevenção à
Corrupção

Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo

Canal de
Denúncias