A história do Grupo OT teve seu início em maio de 1991, quando da aquisição da OT DTVM (na época denominada Distrigold DTVM Ltda., posteriormente Oliveira Bastos DTVM Ltda.) pelos atuais acionistas controladores, egrégios de outras instituições financeiras e com boa experiência no mercado de capitais.
Ao longo dos anos, o Grupo OT expandiu os seus negócios e diversificou os seus produtos e serviços com o objetivo de formar a mais completa plataforma de administração de fundos e serviços fiduciários no Brasil, a fim de melhor atender os seus clientes. Tendo iniciado suas atividades como uma distribuidora de valores mobiliários em 1991, já em 1998 iniciou a prestação de serviços de administração fiduciária em fundos de investimento.
Em 2006, iniciou a prestação de serviços de Agente de Garantia (ou Agente Administrativo, ou Trustee), passando a auxiliar operações privadas de crédito, bilaterais ou sindicalizadas, atuando de acordo com a necessidade dos credores/investidores, e auxiliando o tomador de crédito com informações úteis ao cumprimento de seus compromissos.
Em 2011, foi uma das primeiras empresas credenciadas junto à BM&FBovespa como Agente Registrador e Custodiante de Títulos, tendo iniciado tais atividades com Cédulas de Crédito Imobiliário (CCI).
Em 2010 e 2013, respectivamente, recebeu a autorização da CVM para a prestação de serviços qualificados de (i) custódia para fundos de investimentos e ativos financeiros; e (ii) escrituração de quotas de fundos de investimento. No ano seguinte, tornou-se uma das primeiras DTVMs a participar do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) com o serviço de conta de liquidação. Em 2013 recebeu autorização para escrituração de ações, debêntures e demais valores mobiliários.
Em 2019 foi criada a área de transformação digital denominada FINTOOLS que, desde então, é a principal responsável pelo desenvolvimento de sistemas de robôs com foco na melhora de performance e qualidade das informações geradas pelas diversas áreas da Companhia.
No ano de 2020 foi iniciado o processo de reorganização societária do Grupo OT, que resultou concluída em maio de 2021, quando atingiu a estrutura societária atual.
O Grupo OT tem investido de forma permanente no desenvolvimento de plataformas e sistemas próprios visando a qualidade e performance dos processamentos das operações, bem como no aumento do portfólio de produtos destinados ao mercado.
As empresas do Grupo OT têm foco na prestação de serviços fiduciários ao mercado, em especial o serviço de Agente Fiduciário em emissões de valores mobiliários, o serviço de trustee em operações de securitização, a administração fiduciária de fundos de investimento e a prestação de serviços qualificados aos fundos.